Crocque Madame

photo (54)

Hora de descobrir se meu pai sabe que eu tenho um blog: tô prestes a reprovar em uma matéria na UnB. Mas acho que é tudo culpa de não ter aula sexta feira esse semestre. Sem aula na sexta eu me sinto meio já de férias, meio que em constante clima de final de semana de três dias, feriado… Sou muito melhor agindo sob a pressão de sete matérias, aulas de língua estrangeira, estágio, centro acadêmico, pibic do que míseras quatro matérias pra estudar. Juro! É por isso que, seguramente, estou pra reprovar nessa matéria: falta de pressão para me motivar. Oremos.

Semana que vem sai o resultado e volto com uma receita de bolo de comemoração ou com uma de mac n cheese decadente comfort-food-written-all-over-it se não. Mas voltando ao tópico: eu funciono melhor sob pressão inclusive na cozinha. Quando tenho 10 minutos para fazer alguma coisa pra comer elas tendem a sair magníficas, como o croque madame de hoje. Puro sucesso. Aah, o meu croque madame faço sem o molho bechamel. Por quê? prefiro que a gema mole faça o trabalho de molho sozinha, ela dá conta.

Ingredientes:
Pão a sua escolha, sempre melhor os fofinhos, como ciabata ou de forma sem casca.
2 fatias de presunto defumado da melhor qualidade
Queijo Gruyere
Ovo
Manteiga
*Maionese de cebolinha ou mostarda Dijon

*A minha maionese de cebolinha já vai uma colher de dijon e a combinação com o crocque é maravilhosa. Por isso coloquei ela, mas a receita original leva a mostarda.

Como fazer:
Corte o pão em duas fatias e faça uma camada de mostarda e manteiga.
Rale o queijo gruyere nas duas fatias e coloque o presunto em cima.
Junte as duas fatias, rale muito queijo gruyere em cima e leve ao forno em temperatura alta para gratinar. Cuidado para não queimar, o fogo tem que estar pré-aquecido.
Frite um ovo deixando a gema bem molinha em cima. Um segredo para ficar com a gema mole e a clara totalmente bem cozida é fazer pequenos cortes com a faca perto da gema, onde a clara ainda está bem molinha para que ela entre em contato com a frigideira e frite. Mas cuidado para não cortar a gema.
Se você quiser deixar o ovo perfeitamente redondo use um copo grande e coloque a parte aberta em cima do ovo e pressione. O ovo sai lindo.
Tire o sanduíche do forno e sirva com o ovo em cima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s