Sobremesa Caprese

foto 2

Adoro o Wylie Dufresne por mil motivos. Adoro como o restaurante dele, wd~50, inspirado na gastronomia molecular está sempre lotado pra reserva mas tem um balcão para quem por casualidade chegar lá, o menu de dois pratos por 25 dólares que o torna acessível, o lugar maravilhosamente inovador no lower east side. Adoro até a cara de nerd que curte star wars dele. Mas o maior motivo que eu o amo é o quanto ele é uma inspiração no meio culinário ao fazer certas comidas parecerem outras. Um café de manhã dentro de um ravioli, maionese frita, texturas diferentes pra enganar o paladar. E eu adoro me surpreender com coisas que não são pra ser mas são. Apesar de estar anos luz do dom do Wylie resolvi me aventurar a fazer uma salada virar sobremesa, afinal, sobremesa é sempre melhor que salada. Fiz uma sobremesa caprese – uma mozzarella fresca empanada em farinha de pão e açúcar em cima de uma caminha de geléia de tomate e manjericão caramelizado. Mas que parece um pãozinho em cima de molho de tomate. Tem como não amar?

Geléia de Tomate:
Ingredientes
1 kg de tomates italianos
Bastante azeite, por volta de umas cinco colheres
500 gramas de açúcar

Como fazer:
Lave bem os tomates e retire a pele com uma faca. Corte apenas a polpa e tire toda a parte com sementes e verdinha.
Com as mãos, ou até mesmo com o mixer, faça um purê com a polpa de tomate.
Leve a fogo alto para fritar com azeite, e quando tudo estiver bem frito adicione o açúcar e coloque em fogo baixo.
Mexa por meia hora até ter certeza que está na textura certa. Muito cuidado para não tocar na geléia, a dor é daquelas queimaduras horroroooosas. Para provar coloque em um pratinho e espere no mínimo cinco minutos para ver a textura.

Mozzarella empanada e manjericão caramelizado:
Ingredientes:

Mozzarella fresca
Pão ralado
Açúcar
1 ovo
Azeite
manjericão

Como fazer:
Misture o pão ralado e o açúcar em um pratinho fundo. Quebre o ovo e misture a gema com a clara bem, deixe em um prato do lado da mistura do pão e do açúcar.
Em uma frigideira funda coloque azeite em fogo baixo. Quando estiver quente passe a mozzarella primeiro no ovo e depois na mistura de pão e frite bem por três, quatro minutos.
Retire e coloque em cima da geléia, que deve estar fria.
Para o manjericão passe as folhinhas em ovo e apenas no açúcar, frite por alguns segundos no azeite e retire. Cuidado para não queimar, eles fritam super rápido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s