Bolo de Azeite e Laranja sem Forma

noname (5)

Algumas vezes a gente erra a mão na cozinha. Feio. Põe sal duas vezes, escolhe a batata farinhenta pra fazer purê e sai um desastre, não consegue fazer o molho reduzir nem rezando, a maionese talha (meu Deus, e como talha inúmeras vezes) e a carne passa do ponto. Todas falhas épicas minhas. Mas se tem uma coisa que eu nunca errei na vida é um bolo. E olha que eu já fiz até de maionese de trufas (uma que talhou). Já fiz bolo com iogurte no lugar do ovo (porque o ovo tinha acabado [provavelmente de tanto tentar fazer maionese]) e deu certo. Já fiz bolo de cerveja e deu certo. Mas o que eu mais amei dos que tinha tudo para dar errado mas deu certo foi um que eu fiz em papel alumínio porque não tinha nada pra ir ao forno e eu tava consumida de preguiça de lavar louça. Foi um desses blefes que saiu perfeito: a  coisa mais legal foi ver o bolo sair lindo, com bordinhas, crocante e macio por dentro. E o melhor: não ter nenhuma louça pra lavar depois de servir.
Ingredientes:
2 ovos
1 xícara de açúcar
1 xícara e meia de trigo
100 ml de azeite
100 ml de suco de laranja
Raspas de uma laranja
1 colher rasa de fermento
Algumas gotas de essência de baunilha ou as sementes de meia fava
Como fazer:
Misture muito bem o azeite com o açúcar. Por falar nisso se você não quiser lavar louça alguma você pode fazer uma vasilha de papel alumínio dobrando ele duas vezes bem e com as mãos arredondando até ficar uma vasilha alta.
Depois coloque os dois ovos e misture bem, depois adicione, de maneira intercalada, o trigo e o suco. Quando a massa estiver homogênea coloque as raspas de laranja, o fermento e a baunilha.
Com papel alumínio forme uma vasilha do formato que quiser (ou conseguir) que tenha as bordas altas – afinal o bolo vai crescer, e que permaneça firme para aguentar o bolo. As bordas na minha e dobrei algumas vezes para ficar mais durinha.
Coloque cuidadosamente a massa e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por volta de 30 minutos.

One thought on “Bolo de Azeite e Laranja sem Forma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s