Barriga de Porco Chinesa

noname (6)

Gostar muito de alguém tem suas coisas engraçadas – tipo começar a gostar dos gostos bizarros do outro. No caso do meu namorado são os piores filmes de ação já produzidos e restaurantes chineses que a vigilância sanitária ainda vai fechar qualquer dia desses. Depois de tanto assistir Monstros vs Robôs, Sharknado e todas as seqüências policiais do mundo admito que já estou ansiosa para o Frankenfish II. Juro que isso é um filme de verdade. E também admito que peguei um gosto enorme pela culinária chinesa, desses que não vão embora, um gosto pela mistura do doce e azedo, o arroz com gosto de jasmim e o ardor do chilli. E assim como eu aceitei assistir filmes insuportáveis ele aceitou o meu vício de comer carne de porco, e entre essas trocas do dia a dia surgiu essa barriga de porco chinesa que é puro amor.

Ingredientes (para 4 pessoas) :
1 kg de barriga de porco
50 ml de mirim – o vinho chinês, se você não achar não tem problema, um vinho branco também ajuda.
50 gramas de extrato de tomate.
6 colheres de sopa de shoyo.
1 cebola picada.
1 chilli picado.
3 alhos picados.
1 colher de sopa de gengibre picado.
4 colheres de sopa de açúcar.
6 colheres de cebolinha picada.
1 copo e meio de água.
Sal, pimenta e óleo vegetal.
Como fazer:
Corte a barriga de porco em 8 pedaços.
Com metade do açúcar, do shoyo, um pouco de óleo e do mirim faça uma marinada e deixe a barriga de porco descansar por 3 horas na geladeira ou do lado de fora se o dia não estiver muito quente.
Quando a barriga de porco estiver bem marinada e já fora da geladeira frite em uma panela apenas para dourar os lados e reserve.
Na mesma panela frite o alho, a cebola, metade do chilli e o gengibre. Quando a cebola estiver transparente adicione o açúcar e deixe caramelizar. Adicione os outros ingredientes líquidos, uma pitada de sal e pimenta e o extrato de tomate, coloque de volta os pedaços da barriga de porco e deixe cozinhar na panela fechada em fogo baixo por 2 horas. Mexa a cada meia hora, caso a panela fique muito seca adicione um pouco mais de água. A carne deve ficar extremamente macia.
Sirva com cebolinha picada, chilli e arroz de Jasmim! O que eu uso é o da marca São João, mas pode ser o que você achar melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s