Tortilla Española

noname (7)

A base da culinária espanhola são bons ingredientes. Nada mais que isso. É só reparar em todas as receitas espanholas: pan tomaca, gazpacho, paella, tortilla, ou o costume incrível de sentar no mercado no final da tarde e ficar comendo mil tapas enquanto bebendo sangria. São sempre pratos que não mascaram os ingredientes, não tem nada complicado em nenhuma receita, são pratos que querem mostrar a qualidade do alimento. A tortilla mesmo tem só quatro ingredientes: batata, cebola, azeite e ovo. E é para mim uma combinação sagrada, não tem nada que seja mais maravilhoso do que o salgadinho da cebola frita crocante em contraste com a batata macia e cozida no azeite. Eu coloco queijo de cabra porque não tenho limites, mas ela fica excelente da maneira simples mesmo – e recomendo que você primeiro seja purista e experimente ela sem nada, aviso logo que é paixão a primeira mordida!

Ingredientes:
2 cebolas cortadas em rodelas finas e pela metade
3 batatas grandes
4 ovos
Bastante azeite de excelente qualidade
Sal e pimenta

Como fazer:
Comece lavando e descascando as batatas e depois as cebolas. Corte as batatas em rodelas finas e a cebola em rodelas finas e depois as corte pela metade.
Em azeite bem quente em uma frigideira anti aderente frite a cebola até que ela fique transparente.
Adicione as batatas no azeite e mexa bem. O intuito é cozinhar a batata no azeite, então deixe o fogo baixo e mexa bastante, sempre com cuidado para não deixar a cebola queimar. Se precisar, coloque mais azeite.
Bata bem os quatro ovos e tempere com sal e pimenta.
Quando a batata estiver cozida adicione sal. Não se coloca sal antes porque se não ela frita invés de cozinhar.
(Se você for fazer tortilla com queijo é a hora de colocar em pedaços pequenos e misturar com a batata e a cebola).
Despeje os ovos em cima da mistura, deixando entrar bem entre o meio da tortilla e não só nas bordas, mas cuidado para não mexe-los, se não pode virar ovos mexidos.
Agora é a hora mais difícil: virar a tortilla. Para essa parte você precisa de dois pratos: coloque a tortilla virada exatamente como está na frigideira em um prato, e depois coloque um prato em cima da tortilla e vire, a parte que estava em contato com a frigideira tem que estar para baixo. A finalidade disso é devolver pra frigideira e dourar o outro lado. Assim você pode devolver sem risco algum de se queimar ou deixar a tortilla quebrar.
Volte para o fogo e quando o outro lado estiver dourado e a tortilla bem firme já pode servir!

One thought on “Tortilla Española

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s