Mac n Cheese de queijo do reino

image

Tem muita gente que acha que porque sou avessa a dietas significa que eu não curto comida natural. Muito pelo contrário, eu procuro sempre comer ingredientes rgânicos, locais, frescos e não industrializados. Sal só moído na hora, nada que vem em caixas, nunca tablete de caldo e muito menos o meu maior pavor de todos: atum em lata. Maaas como faz para matar a saudade de um mac n cheese? Aquela delícia amarela-laranja que vem numa caixinha azul, e se você ler os ingredientes a coragem de comer vai embora: é só corante e conservante. Portanto abandonei a caixinha e inventei a minha receita, e melhor; já que no Brasil não tem cheddar de verdade (só aquele do supermercado que vem no plástico que nem queijo é) fiz uma versão brasileira com queijo do reino que, modéstia á parte, ficou incrível, e o melhor de tudo: muito mais saudável que a caixinha industrializada.

Ingredientes (para três pessoas que sabem viver bem):
250 gramas de maccaroni (ou penne, qualquer massa pequena serve)
2 colheres de manteiga
1 colher de trigo
350 ml de leite inteiro
200 gramas de queijo do reino recém ralado e mais 50 gramas para polvilhar em cima antes de ir pro forno
Noz moscada ralada na hora
Sal e pimenta

Como fazer:
Coloque o macarrão para cozinhar em uma panela grande com 1 litro de água fervente e bastante sal, tire o macarrão quando este ficar al dente.
Enquanto o macarrão está na panela faça o roux usando uma colher de trigo e uma colher de manteiga. Para fazer o roux é só colocar a manteiga, derreter e em seguida adicionar o trigo e mexer bastante, até que fique uma massinha meio líquida e de cor dourada.
Adicione o leite ao pouco para aderir bem ao roux. Quando todo o leite estiver na panela coloque o queijo do reino ralado, a noz moscada e a pimenta e mexa bem em fogo baixo.
Quando o molho estiver bem cremoso prove para sal e coloque um pouco mais caso falte. Nunca ponha antes porque o queijo é salgado.
Retire o macarrão da água, coloque uma colher de manteiga e misture bem com o molho.
Coloque em um refratário para ir para o forno, salpique queijo ralado e um pouco de pimenta em cima e deixe em forno alto previamente aquecido – 200 graus até gratinar.
Sirva!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s