Arroz cremoso de catupiry, queijo minas e linguiça

FullSizeRender (14)

Não posso dizer que amo Minas Gerais. Na verdade mal posso dizer que conheço Minas, fui umas duas ou três vezes em cidades diferentes, e nunca por muito tempo. Mas das vezes que fui fiquei impressionada com a relação que os mineiros tem com a comida: Eles amam e preservam sua culinária. Comem comida mineira em casa e quando saem pra comer fora também comem comida mineira, mesmo com toda a competição de excelentes restaurantes franceses, italianos, japoneses (em Belo Horizonte, pelo menos). As receitas típicas são preservadas por gerações e a comida é sempre boa, queria muito achar um amigo mineiro com dotes culinários que me ensinasse a cozinhar suas receitas de família. Mas até encontrar essa amizade me aventuro na cozinha como posso e não cozinho receitas verdadeiramente típicas – é impossível recriar sabores que você mal conhece. Mas me aventuro sim a usar alguns dos meus ingredientes favoritos – queijo minas, linguiça fresca e catupiry, e nessas aventuras na cozinha fiz esse arroz cremoso que ficou uma delícia!

Ingredientes (para 3 ou 2 pessoas que sabem viver bem):
1 copo de arroz branco
2 copos de água ou caldo quente
2 dentes de alho cortados em pedaços pequenos
150 ml de creme de leite
300 gramas de linguiça suína cortada em pedaços pequenos – pequenos para uma mordida
200 gramas de catupiry de boa qualidade
1 colher de manteiga
Azeite
Sal e pimenta
Como fazer:
Frite os pedaços de linguiça com um pouco de azeite por 10 minutos em fogo médio e reserve. Faça o arroz branco normal até estar al dente* e depois, em fogo baixo, adicione o creme de leite, a manteiga e o catupiry. Quando o arroz estiver bem cremoso adicione a linguiça e o queijo minas padrão, sirva logo depois!
*não sabe fazer arroz branco? Tudo bem, eu também não sabia! Tá aqui o passo a passo:
Frite o alho no azeite até ficar levemente dourado e adicione os grãos de arroz. Refogue bem o arroz e adicione sal, uma colher de chá é mais que suficiente para essa quantidade. Depois adicione a água ou o caldo, tampe a panela e coloque em fogo médio. Quando toda a água tiver secado – por volta de 15 minutos, passe um garfo pelo arroz para ter certeza que os grãos estão soltinhos e está pronto!

2 thoughts on “Arroz cremoso de catupiry, queijo minas e linguiça

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s