Diário de Viagem – Havana

IMG_0873

Na última semana eu amei e odiei Cuba umas mil vezes. Odiei, como uma boa viciada em celular, não ter wifi, mas amei as ruas antigas de Havana que me fizeram esquecer de qualquer foto pro instagram, odiei a falta de diversidade na comida, mas amei os restaurantes “paladares” que são as casas dos cozinheiros, odiei o tanto de cantadas na rua que qualquer homem te passa, mas amei o fato que de garis à juízes todos te tratavam de igual (mesmo que fosse pra uma cantada barata). No total a balança pendeu pro lado do amor – não tem como não amar um país da América Latina, um país tecnicamente pobre, em que nenhuma criança me pediu dinheiro na rua, e nada pode barrar isso pra mim, ainda mais somando o fato que educação e saúde de excelente qualidade são gratuitas.

E agora vamos falar de turismo, gastronomia e dicas? É um arquipélago que veio abençoado pra viajar – tem praias lindíssimas, cidades cheias de história e uma natureza maravilhosa, mas o turismo ainda é muito inexplorado. Aqui deixo 10 dicas para você aproveitar Havana tanto quanto eu aproveitei, mas sem cair nos meus erros.

0 – Nem é uma dica, apenas um lembrete: não esqueça de pegar seu visto! Em Brasília sai na hora mas por correio pode demorar até 3 dias. Mas caso você não consiga pegar por aqui eles também fazem no aeroporto do Panama e da Cidade do México.

1 – para procurar hotel em Cuba tem um site específico (http://www.cubaism.com/pt/search/provinces/havana/1) que é melhor que o booking e outros sites do tipo. Uma grande parte dos hotéis não aparece ainda nesses sites americanos (!). E se você estiver mochilando ou com pouco dinheiro sugiro ir na cara e na coragem, sem hotel, e alugar um quarto pela Havana Velha. Tem vários quartos bem razoáveis para alugar na cidade que custam entre 25 cuc até uns 50 cuc, e em um hotel você poderia gastar até uns 200!

Vista do hotel Inglaterra

2 – Troque dinheiro no Brasil antes de ir, se possível. Lá o governo fica com 10% de todo o dinheiro que você troca. O coração dói. Ou saque dinheiro lá, já que o caixa eletrônico fica só com 3%.

3 – Não vá para Varadero. Varadero é o lugar mais turístico que tem, cheio de hotéis all inclusive em que tanto faz estar em Cuba ou Miami. E Cuba tem praias muito mais bonitas, como Santa Maria del Mar, a 30 minutos da cidade velha e 50 cuc ida e volta de taxi ou menos de 1 cuc ida e volta de um ônibus que sai do Parque Central.  Ou mesmo compre uma passagem de avião para Cayo Largo (sai por 30 cuc ida e volta) e aproveite kms e kms daquele azul clarinho. Só não vale ir pra Cuba se enfiar em um hotel e não sair pra ver a realidade.

Praia de Santa Maria del Mar

4 – O ônibus hop in hop off de Havana é muito desorganizado. Não vale a pena mesmo pelo preço barato – não tem nem um guiazinho te explicando o que tem nos lugares, não tem lugar específico da parada de ônibus, não tem ar condicionado, enfim! Não vale a pena.

5 – Vá ao cañonazo. É um ritual que acontece às 21 horas em ponto todos os dias em uma antiga fortaleza construída pelos espanhóis com a finalidade de proteger a cidade dos muitos piratas que vinham saquear a cidade. Um tiro de canhão avisava que a partir daquele horário ninguém entrava nem saía pelo porto de Havana. Além da cerimônia ser bonita o lugar é lindo e super bem preservado.

6 – Assista um pôr do sol no Malecón perto de onde está a rua La Rampa (por falar nisso é uma rua muito bonita para passear!). É uma vista maravilhosa dos dois lados – de um a cidade e os prédios antigos da rambla, do outro uma fortaleza antiga. Imperdível!

O Malecón

7 – Fuja do passeio turístico a cavalo pela cidade, mas vá feliz com o dos taxis de carros antigos. Por 30 cuc (ou até menos, se você negociar bem) você tem um carro extremamente charmoso por 3 horas ou mais que te leva nos pontos turísticos mais longes da cidade velha, como a casa Fuster, o bosque e a praça da revolução. Até a Beyonce alugou taxi lá, gente.

Casa Fuster

Casa Fuster

A praça da Independência

A praça da Independência

8 – Agora chegamos no tópico comida. Comida em Havana não foi fácil, achei difícil encontrar lugares bons por um preço justo. Os menus são basicamente todos iguais – porco assado, lagosta (super bem passada, um crime), frango na chapa com arroz e feijão e tostones fritos. E muitos lugares cobram 15 cuc por essa comida, o que equivale à um almoço no Gero, então não vale a pena. Mas eu achei três lugares que valeram a ida!

8 A – La Vitrola

IMG_1238

O ceviche

Bem na Plaza Vieja, no coração da cidade velha, tem uma esquina com esse restaurante que é bem charmoso. Tem música ao vivo e uma seleção de fotos maravilhosas de Fidel Castro. Lá comi um ceviche de lagosta, camarão e polvo dentro de um abacate por 8,5 cuc que estava fantástico!

8B – Hanói

O Hanói não tem nada demais, mas é um lugar bonito, perto do Capitólio e com comida cubana barata. Os pratos custam por volta de uns 5 cuc e alimentam super bem.

8C – La Bodeguita del Medio

A perna de porco no Bodeguita

A perna de porco no Bodeguita

O La Bodeguita é super famoso, até o Hemingway comia lá! Todo mundo que vai assina seus nomes nas paredes e o lugar está sempre lotado de gente bebendo no bar. A perna de porco é super suculenta e serve bem duas pessoas por 12 cuc. Vale a ida com certeza!

9 – Ande muito pela cidade velha, é possível fazer tudo a pé na parte de Havana Antiga. Comece pela Catedral, ande até a praça velha, de lá pegue a rua Cuba e suba até o Capitólio, do lado do Parque Central! Ou faça outros caminhos, divague! É uma cidade segura cheia de esquinas maravilhosas.

A cidade velha

A cidade velha

10 – Não perca a chance de fazer tudo que os locais fazem. Coma goiabas na rua – as goiabas são maravilhosas, ande pelas pequenas mercearias, vá nos cinemas de rua, fique na fila por um sorvete Copélia! Ver como o povo cubano vive é o principal turismo para fazer nesse país tão diferente de tudo que a gente conhece.

IMG_0878

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s