Filé com batatas rústicas ao forno – Básico I

FullSizeRender (18)

Saber fazer um bom almoço é uma das realizações mandatórias dos vinte anos. Você pode se virar com leite com granola no café da manhã e um delivery no jantar, mas almoço requer certa habilidade. E que almoço mais tradicional para começar a sessão de básicos do que carne com batatas? Aquela combinação perfeita de um filé com crosta dourada na frigideira e uma batata crocante por fora e macia por dentro é um comfort food universal. As duas receitas são muito simples, mas exigem atenção para saírem perfeitas, aqui deixo todas as minhas dicas para você ter pelo menos uma receita de almoço impecável.

Ingredientes: (1 pessoa, multiplique a receita quantas vezes precisar)

200 gr de um bom filé, cortado em medalhão*

1 colher de chá de manteiga

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de óleo vegetal

1 batata média

Sal, pimenta e ervas (opcional!)

Como fazer:

Começando pela batata: lave bem a batata, se possível com uma escovinha. Eu gosto de deixar a casca, mas essa parte depende do seu gosto. Corte ela pela metade (como mostra a foto), depois outra vez pela metade  e depois de novo, até elas ficarem em formato de barquinhos. Coloque em uma assadeira e tempere com duas colheres de azeite, uma colher chá de sal e uma colher chá de pimenta. Aqui você pode variar de acordo com seu gosto, colocando páprica, ervas, uma colher de manteiga ou gordura de frango invés de uma de azeite (contanto que você deixe uma de azeite porque impede as batatas de queimarem!), vinagre balsâmico entre outros. Tempere como quiser, só lembre que se for colocar algo muito salgado coloque menos sal. Eu adoro colocar páprica, inclusive coloquei uma foto delas temperadas com páprica e alecrim para deixar como inspiração. Leve ao forno pré-aquecido à 220 graus por meia hora a quarenta minutos, até elas estarem macias por dentro e crocante por fora.

IMG_1867

IMG_1870

Com páprica e alecrim

Com páprica e alecrim

Agora o filé: Primeiro tire ele da geladeira pelo menos meia hora antes de ir pra frigideira, o filé não pode estar muito gelado, mas também não precisa ser em temperatura ambiente. Seque ele com um papel toalha dos dois lados e tempere com sal e pimenta, se possível os dois moídos na hora e só. Esquente a frigideira em fogo alto e adicione uma colher de chá de manteiga e uma de óleo, se possível coloque ervas nessa manteiga para temperar, sálvia é uma erva sensacional para usar nesse caso. Coloque o filé na frigideira com cuidado e espere para escutar o “shhhhhhh”, se o filé não fizer esse barulho em contato com a frigideira tire ele e espere mais um pouco, esse “shhhhhh” é essencial para uma boa crosta. Diminua o fogo para médio e fique de olho, você deve virar ele só uma vez e não fique mexendo ao redor da frigideira, deixe ele paradinho. Se você quiser um filé mal passado, você deve virá-lo em 2 minutos e meio e deixar o outro lado cozinhar por mais 2 minutos e meio. Para ao ponto para o mal é entre 3 e 4 minutos de cada lado. Para ao ponto é em torno de cino e seis minutos de cada lado, mas tem uma dica ainda melhor – quando você notar que a carne já ficou marrom até a metade pode virar e selar o outro lado. Para bem passado, o que eu não recomendo em nada – carne mal passada é vida, é em torno de seis minutos a sete. Pode virar a carne tranquilamente com um garfo, mas o melhor seria um pegador de macarrão para não furar a carne.  Você também pode ver se a carne está pronta ao ponto que você desejar tocando na carne – se ela estiver bem mole está mal passada, e quanto mais firme estiver mais passada estará. Antes de servir a carne deixe ela descansar entre 2 a 5 minutos, isso faz com que a carne fique mais suculenta. E é isso, sirva!

Já pronto para virar

Já pronto para virar

Bem passado, ao ponto, ao ponto pro mal, mal passado

Bem passado, ao ponto, ao ponto pro mal, mal passado

Se você comprou a peça inteira é só limpar qualquer nervinho e gordura com uma faca e cortar em pedaços de três dedos para fazer medalhão.

One thought on “Filé com batatas rústicas ao forno – Básico I

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s