Aglio e Olio – Básico II

IMG_2114
Se tem um prato que vai ter em qualquer birosca italiana, seja ela em Cuba ou na Tailândia, é um spaghetti aglio e olio. E é uma das receitas mais gostosas de fazer também, além de ser fácil. Sentir o cheiro do alho fritando e escutar aquele barulho maravilhoso de crocante na frigideira é uma experiência gastronômica que começa antes de comer. E tem algo transcendental em sentir aquele gosto tão conhecido, seja em um macarrão em um restaurante italiano, ou um filé em um boteco ou em vários camarões na beira da praia que acalma qualquer coração.
Ingredientes:
100 gramas de macarrão (seco)
1 colher de sopa de sal
1 litro de água
2 a 3 dentes de alho
1 colher de manteiga
1 colher de azeite
Sal e pimenta
Como fazer:
Corte o alho em rodelas, retirando a parte de dentro caso esteja meio verde, porém se o alho for novo ele não terá essa parte. Em uma frigideira coloque o azeite e frite o alho em fogo médio, até estar dourado dos dois lados. Fique de olho para não queimar! Quando estiver dourado adicione uma pitada de sal e pimenta e depois a colher de manteiga, adicione a massa assim que ela estiver pronta e sirva!
Um guia básico para a massa:
Em uma panela grande coloque um litro de água para ferver. A porção básica é de 100 gr de massa seca por pessoa. Quando a água estiver borbulhando adicione o sal e a massa de sua preferência, cozinhe até ficar al dente de acordo com as instruções da embalagem. Escorra a água e coloque a massa diretamente no molho, isso faz com que a massa termine de cozinhar no molho e fique mais com o seu gosto, por isso é essencial que ela esteja al dente.
Ps: não, não precisa de óleo na panela! O que faz o macarrão não grudar é água fervente e misturar a água de vez em quando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s