Panqueca de carne com molho rosê

FullSizeRender (24)

Já falei no manifesto do básico e volto a repetir: qualidade dos ingredientes é a coisa mais importante na hora de fazer um prato. E se tem um prato que não recebe a atenção devida é a panqueca de carne com molho rosê. Tem gente que faz a panqueca super grossa, usa maisena, carne sem gordura, margarina, queijo ralado de pacote, maionese e ketchup, o que só me faz pensar em um vazio existencial e gritar nãããão mil vezes cobrindo meus olhos.

Esse prato merece carinho. Merece uma panqueca bem fininha que fique com as bordas crocantes no forno e macia por dentro, um molho feito com tomate pelatti, uma fraldinha moída super bem temperada e um parmesão maravilhoso gratinado em cima. Então mostre respeito por um dos pratos mais deliciosos da infância e faça tudo com o maior esmero, acredite, vale a pena.
Ingredientes (para 8 panquecas, 2 pessoas que sabem viver bem):
Para a carne moída:
2 dentes de alho finamente picados
350 gr de fraldinha com gordura moída apenas 1 vez
1 tomate italiano
1 colher de molho inglês
1 colher de vinagre balsâmico
1/2 cebola finamente picada
2 colheres de cebolinha picada
1 alho poró finamente picado
1 cenoura média em quadradinhos
Azeite, sal e pimenta
Para a panqueca:
1 copo de trigo
1 ovo
1 copo de leite
1/4 de copo de água
1 colher de chá rasa de pimenta moída
1 colher de chá rasa de sal
1 colher grande de manteiga derretida
Óleo para fritar
Para o molho:
1 colher de manteiga
1 colher de trigo
200 ml de leite
Meia lata de tomate pelatti
50 gramas de parmesão
IMG_3298
Como fazer:
O picadinho:
Em uma frigideira grande frite o alho, a cebola, o alho poró, a cebolinha e a cenoura em azeite. Quando a cebola estiver completamente transparente tempere com sal e pimenta, e adicione a carne moída, mexendo bastante para a carne entrar em contato com a frigideira. Tempere com o molho inglês, o vinagre balsâmico e adicione o tomate picado e mexa bem. Tempere com sal e pimenta e tire do fogo quando a carne estiver completamente cozida.
Agora para o molho: em uma panela coloque a manteiga e o trigo e mexa bastante, de preferência com uma colher de pau, em fogo médio. Quando a mistura estiver dourada adicione um pouco do leite, mexendo sempre, até ficar uma pasta meio grossa, sem pelotas. Faça isso com o restante do leite e depois adicione o tomate pelatti. Siga cozinhando até todo o tomate estiver totalmente incorporado ao molho (portanto o quebre com a colher de pau, sem pena!) adicione sal e pimenta e reserve.
Para as panquecas:
Em um bowl misture todos os ingredientes até ficar uma massa líquida sem nenhuma bolinha. Eu acho mais fácil fazer isso com um fouet ou um garfo grande.
Em uma frigideira antiaderente (essencial a parte do antiaderente!) coloque um pouquinho de óleo e deixe se espalhar por toda a frigideira. Adicione uma concha de massa no meio da frigideira e vire em todas as direções, para a massa escorrer para os lados. Deixe cada lado por 1 minuto e meio e reserve.
Para a montagem:
Ligue o forno no máximo (ou no grill, se você tiver) e deixe pré-aquecido.
Coloque uma ou duas colheres bem cheias de picadinho no centro da panqueca e enrole a panqueca na forma de um rolinho. Faço isso com todas as panquecas e coloque em uma forma. Coloque o molho em cima, apenas no meio, deixando as pontas das panquecas descobertas.
Rale o parmesão em cima e leve para gratinar por 10 minutos.
Sirva!
IMG_3296

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s