Risoto de beterraba e queijo de cabra

IMG_0119
Fazer supermercado pra mim é quase uma terapia de compras. Sabe aquele tipo de gente que abre a geladeira pra pensar? Eu vou até o supermercado pensar. Entre escolher os tomates, ver os diferentes tipos de pastas e sentir o cheiro das frutas me distraio tanto que é praticamente uma meditação. E onde eu mais me distraio é na prateleira de produtos novos. Como eu amo produtos novos! E se eles estiverem com um preço bacana amo ainda mais. E nessas andanças pelos supermercados em busca de terapia gastronômica descobri uma incrível promoção que preciso compartilhar com vocês: 200 gr de queijo de cabra no Super Adega por 17 reais, ou 23 reais no Big Box. Das coisas novas que valem a pena ter na prateleira, seja pra fazer uma bruschetta com abobrinha, um rigatoni com tomates frescos ou esse (maravilhoso) risoto de beterraba.
Ingredientes (para 2 pessoas que sabem viver bem):
200 gr de arroz carnaroli ou arbóreo
500 ml de caldo de vegetais
100 gramas de queijo de cabra cremoso
1 cebola finamente picada
1 dente de alho finamente picado
2 beterrabas pequenas
1 copo de vinho branco
1 grande colher de manteiga
Sal, pimenta, azeite e vinagre balsâmico.
Como fazer:
Comece com a beterraba: limpe bem a pele com uma escova e corte cada uma em 4 pedaços iguais, como se fossem barquinhos.
Tempere com sal, pimenta, 2 colheres de azeite e  2 colheres de vinagre balsâmico e leve ao forno baixo (180 graus) por 2 horas, elas devem ficar levemente macias. Coloque-as no liquidificador com uma concha do caldo e bata tudo até chegar numa textura semi-lisa (eu bato com a casca, mas isso é uma escolha, elas saem facilmente depois que a beterraba está assada).
Em uma panela, frite a cebola e o alho no azeite até a cebola estar transparente. Adicione o arroz e frite por volta de 3 minutos, mexendo bem. Depois adicione o vinho branco e deixe evaporar. Adicione o purê de beterraba e uma concha de caldo quente e vá mexendo, em fogo baixo, até o risoto precisar de mais uma concha de caldo – esse processo deve ser repetido até o caldo acabar ou o risoto estar al dente.
Desligue o forno e adicione o queijo de cabra e a manteiga, deixe descansar com a tampa fechada por dois minutos e sirva!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s