Oito motivos para conhecer a Geórgia:

IMG_4661

Poucas coisas são tão maravilhosas na vida quanto ter expectativas baixas – chances são que a gente vai se surpreender pro bem. Isso foi o que aconteceu comigo quando fui pra Geórgia pela primeira vez no natal de 2014 para visitar umas amigas: esperava umas férias divertidas em boa companhia (e sempre é com elas, diga-se de passagem), mas a Geórgia foi uma linda surpresa e ganhou meu coração com cada lugarzinho que te rouba o fôlego de tão lindo. Voltei de lá absolutamente encantada. Resolvi voltar em 2016, no verão, agora com expectativas altíssimas, tipo daquelas pessoas que vão pra Paris pelo primeira vez. E a Geórgia se superou: dessa vez conheci Batumi e Khazbegi, dois lugares imperdíveis nesse mundo. Claro que ter visitado o lugar duas vezes não me torna expert e capaz de produzir guias, então minha vontade aqui é apenas te convencer a colocar esse lindo país nos seus planos.

IMG_3436

1 – A Comida: isso é um blog voltado a engordar os outros – não esqueçamos disso. E a comida da Geórgia é de outro mundo de tão boa! Os derivados de leite e as carnes são maravilhosos. O que você precisa comer lá:

Katchapuri acharuli – um barquinho de pão aberto com queijo típico georgiano, ovo e manteiga.

IMG_3372

Khinkali: são dumplings georgianos, maravilhosos, coma os de queijo, os de cogumelo e os de carne.

FullSizeRender (30)

Khinkalis

Tem milhares de outras comidas incríveis também: os espetinhos de carnes, as berinjelas recheadas de nozes e os sorvetes também valem uma menção honrosa! E ahh, prove a água Borjomi, é uma água mineral de origem vulcânica, levemente salgada, com gás natural, enfim, deliciosa!

2 – Tbilisi: Tbis é a capital da Geórgia, e é uma cidade muito lindinha, segura e em sua maior parte barata. Tem vários lugares para apreciar a vista e a parte antiga da cidade é muito gostosa de fazer a pé, com feiras de antiguidade e sucos de romã pra tomar na rua.

IMG_3897

3 – Mar Negro: Na parte da fronteira com a Turquia tem uma cidade chamada Batumi que é basicamente um playground para arquitetos. Tudo de diferente que você imaginar, tem lá, inclusive uma Casa Branca virada de cabeça pra baixo (juro). E essa cidade também tem uma praia muito gostosa, de águas frias, escuras e transparentes e chão de pedra, ou seja, dá pra tomar banho sem levar metade da areia da praia no bikini. A única dificuldade é chegar lá, por volta de 6, 7 horas de ônibus da capital.

IMG_3465

Mar Negro

4 – Os restaurantes charmosos: A Geórgia é um lugar deveras meio hipster – a decoração de uma boa parte dos lugares tem aquele quê de vários objetos bonitinhos, coloridos, meio caseiros. Aqui vai uma dica em especial: o restaurante do hotel Rooms, tanto em Tbilisi quanto em Stepantsminda.

IMG_4082

Restaurante do Hotel Rooms em Stepantsminda

 

 

 

5 – Ananuri: Ananuri é uma região em que se encontra um antigo castelo/forte e é lindíssimo, na beira de um rio, que vira quase uma praia no verão. Há menos de uma hora de carro de Tbilisi, é uma atração imperdível.

IMG_4137

Vista de dentro do castelo

6 – Os monastérios: Se tem uma coisa que os georgianos sabem escolher é lugar bonito para colocar monastérios. Em cima de montanhas, no topo da cidade, em um penhasco – tudo vale. E a vista desses lugares é sempre de tirar o fôlego!

IMG_4186

Monastério de Jvari

IMG_3292

Monastério Katskhi Pillar

7 – Kazbegi: Kazbegi é o nome da montanha que fica na cidade de Stepantsminda. A foto tá ai para provar que você precisa ir nesse lugar. É realmente um dos lugares mais lindos que já vi! Não dá para subir de carro se você não conhece o caminho, então a minha recomendação é que você acerte com um taxista na cidade para ele te levar, fizemos por 70 reais ida e volta ficando 1 hora lá em cima.

IMG_3971

Vista de Khazbegi

8 – Os vinhos: Dizem por aí que quem inventou o vinho foi a Geórgia. Sobre isso eu não sei, mas eles certamente inventaram o vinho laranja, um vinho delicioso feito com uva branca e a casca, o que dá a cor do vinho. Os vinhos tintos também não deixam a desejar, sem contar que são bem em conta. Enfim, beba em abundância!

IMG_3380

E aí, vamos pra Geórgia?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s