Katchapobre – o irmão menos bem sucedido do katchapuri, mas igualmente gostoso

FullSizeRender (31)Durante a minha viagem pra Geórgia só escutei uma coisa dos meus amigos: “aprende a fazer katchapuri!”. Bem, estou tentando, mas vou ser sincera – é super difícil.
O pão do katchapuri é uma massa super levinha que é assada em um forno de pedra, uma linda estrutura antiga, que parece um poço pequeno. O padeiro cola o pão lá na parede do poço e quando o pão está pronto ele começa a descolar levemente da pedra. Depois o pão é recheado de queijo imeruli e volta pro forno – agora um plano, e depois um ovo e uma lasca generosa de manteiga são colocadas em cima.
Quando essa benção chega à mesa você deve arrancar um pedacinho do pão e misturar o queijo quente com o ovo, o que faz com que ele cozinhe e a manteiga derreta em um paraíso dourado. E na verdade, esse katchapuri em forma de barquinho – que é um dos mais conhecidos, é apenas uma das variações dessa união divina de queijo (katcha) e pão (puri).
Inspirada nele fiz uma receita super fácil de fazer, que não é a mesma coisa, mas na hora da saudade satisfaz e muito bem.
Ps: o queijo imeruli é impossível de encontrar aqui, então uso uma mistura de estepe e cottage – que depois descobri que é a mistura que a Nigella usa para substituir no katchapuri dela. Me senti amiga.
IMG_4216
Ingredientes:
Um pão de sal, se possível escolha um que tenha um formato de barquinho
1 colher de queijo cottage
1 colher de queijo estepe
1 ovo
Manteiga gelada a gosto
Sal
Como fazer:
Pré-aqueça o forno a 200 graus. Corte a parte de cima do pão como a foto, deixando ainda bastante pão para comer quando estiver pronto. Misture os queijos e coloque dentro do pão, em seguida coloque o ovo no pão – eu gosto de colocar o ovo em uma peneira antes de colocar no pão para que parte da clara (a parte com mais água) saia e deixe um ovo mais firme em cima – porém, cuidado para não quebrar a gema, você não precisa fazer isso se não se sentir seguro. Em seguida leve ao forno por 20 minutos, sempre atento para ter certeza que o ovo não vai cozinhar demais. Quando sair do forno coloque uma lasca de manteiga em cima e sirva!
IMG_6166

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s