Carbonara

img_6858
Se tem uma receita que sofre com as disputas gastronômicas é o carbonara. É um tema tão delicado quanto falar de política. Para os puristas, creme de leite significa morte, para os mais descolados, até alho vai e para os italianos carbonara com bacon e não guanciale é café com leite. Nem se voltarmos no tempo e na casa da senhorinha que inventou a receita vamos descobrir as certezas do carbonara. O meu, por exemplo, começou com a versão mais básica e depois de muitos testes passou a levar manteiga, que ajuda em muito a dar uma leveza para o molho. Então deixo aqui a minha receita e um conselho: bons ingredientes fazem um bom prato, não comprometa a qualidade da massa, do queijo, nem do bacon e nem do ovo. Muito menos do ovo. É uma receita que pede muito timing, vá para a cozinha tranquilo e siga o passo a passo sem estresse – o resultado deve ser um daqueles pratos que mudam a vida da gente.
Ingredientes (para duas pessoas que sabem viver bem):
4 gemas de ovos orgânicos
1 ovo orgânico inteiro
20 gr de manteiga gelada – uma colher bem cheia
60 gr de bacon defumado de qualidade
60 gr de parmesão ralado finamente na hora
1 colher de chá de pimenta preta moída na hora
1 panela grande
1 bowl grande – que caiba todo o macarrão
1 frigideira
250 gr de spaghetti ou linguini de uma boa marca (barilla, divella, cecco, etc)
Como fazer:
Comece deixando a pimenta moída em um pratinho para ser fácil de usar na hora.
Corte o bacon em pedaços de 2 cm (quadrado ou retangular, pode escolher) e coloque para fritar na frigideira em fogo médio até estar bem dourado e reserve na frigideira mesmo, sem jogar nada da gordura fora.
Ao mesmo tempo que o bacon frita, separe as gemas e o ovo em um bowl e rale o queijo ali mesmo – misture bem.
Comece fazendo o spaghetti como manda a caixinha em uma panela grande com água fervendo e sal. Quando o macarrão estiver quase pronto, retire um pouco dessa água e deixe esfriar em um copo, ou outro bowl, essa água é essencial para dar liga e afinar um pouco o molho.
Quando o macarrão estiver pronto, escorra-o e coloque na frigideira com o bacon, pegando todo o sabor da gordura. Ninguém disse que essa era uma receita light.
Coloque o macarrão diretamente no bowl com 2 colheres da água do cozimento e misture rapidamente – a intenção é que o queijo derreta mas que o ovo não cozinhe. Você também pode fazer isso na frigideira quente, mas esse passo pede um pouco mais de rapidez para impedir que o ovo cozinhe, recomendo começar pelo bowl mesmo.
Adicione a manteiga e a pimenta moída na hora e siga mexendo bem, a textura deve ser encorpada e aveludada.
Sirva! É uma opção servir com uma gema a mais em cima – se for o caso reserve uma gema a mais, bem limpinha, para colocar na hora e salpique com um pouco de pimenta antes de servir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s