Ottolenghi e vegetais assados no mel

img_1254

Outro dia estava relendo as notas do meu celular antigo e esbarrei com uma de 2013 falando do meu pavor ao ler uma receita de omelete de claras com óleo de coco. Mal sabia eu que as coisas só iam ladeira abaixo depois disso – hoje em dia defendo esse omelete com unhas e dentes quando penso que tem gente que prefere misturar um pó em água e se dizer alimentado. Ao menos clara de ovo com óleo de coco é comida! Que curva errada foi essa que tomamos pra ter se tornado normal o consumo de albumina desidratada?
Mas bem, cuidemos do que podemos de fato cuidar: as curvas certas (afinal, a batalha contra os crossfiteiros e seus shakes está perdida). O Ottolenghi é a curva certa. O Ottolenghi é aquele cara que você apresenta para os seus pais e diz: “é esse pro resto da vida”.
Yotam, para os íntimos como eu gostaria de ser, é um chef israelense que defende a culinária local e fresca, o uso de orgânicos e principalmente a cozinha baseada nos vegetais. Os vegetais são os camaleões da cozinha – eles podem se transformar em tantas coisas diferentes que é um absurdo que eles sejam meros figurantes no nosso dia a dia. Se alguma coisa pode nos salvar desse futuro de comida pronta e encaixotada é essa corrente de voltar às raízes e conhecer de onde vem a comida – e reconhecer os vegetais como protagonistas da nossa alimentação é essencial para esse movimento.
Deixo com vocês dois conselhos, primeiro essa receita de vegetais assados maravilhosa, e em segundo a sugestão de comer mais comida de verdade e cada vez menos coisas de caixinha, é só dar uma chance para um espinafre que ele te mostra que tem mais proteína e sabor que muitos enlatados por aí.

Ingredientes (para duas pessoas, multiplique o quanto quiser):
4 cenouras médias descascadas
1 batata doce grande cortada em dois ou duas médias
1 cebola cortada em 4
1/2 erva doce fatiada
2 colheres de mel
2 colheres de vinagre balsâmico
3 colheres de azeite
Sal, ervas e pimenta a gosto

Como fazer:
Lave bem todos os vegetais e corte como explicado nos ingredientes.
Coloque tudo em uma assadeira e tempere com o mel, o vinagre balsâmico e o azeite. Mexa bem para que todos os vegetais fiquem em contato com o líquido e depois tempere com sal e pimenta. Leve ao forno de 200 graus por 40 minutos, ou até os vegetais estarem macios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s