O timing do Al Limone

img_1476

A primeira vez que comi um spaghetti al limone foi quando minha mãe fez para um almoço de domingo há pelo menos uma década atrás. Eu, viciada em molho quatro queijos, reclamei horrores e fiquei pensando que ideia horrorosa era aquela de colocar limão no macarrão. Admito que a Esther criança era mais amarga que um limão tahiti que ainda não está maduro.
Depois de umas boas reviravoltas no meu paladar e no humor voltei a provar o tal do al limone, também com a minha mãe – minha eterna companheira de descobertas gastronômicas, no Rustico em Tel Aviv, um restaurante italiano na Rotschild, que vai sempre ter meu carinho, assim como a rua cheia de lembranças boas.
Para a minha surpresa eu amei a receita. Amei o ácido do limão com o salgado do alho bem fritinho e aquele frescor do creme de leite. Basicamente roubei o prato da minha mãe e dei pra ela o meu – algo tão não marcante que nem consigo me lembrar o que era agora.
Era timing o que faltava no al limone da minha mãe – precisava eu ter comido tudo que comi para saber apreciar esse molho maravilhoso.

Ingredientes:
200 gr de spaghetti ou a massa da sua preferência
1 limão siciliano
250 ml de creme de leite fresco
2 alhos picados
1 colher de azeite
Sal e pimenta
Algumas folhas de manjericão – totalmente opcional

Como fazer:
Comece cozinhando o macarrão como manda as instruções da caixinha, até ficar al dente.
Enquanto o macarrão cozinha, frite o alho em azeite até ficar dourado e crocante, adicione o creme de leite, misture por 1 minuto e desligue o fogo. Com o fogo desligado misture o suco de 1 limão siciliano e as raspas – se o creme de leite estiver muito quente ele vai coagular com o ácido do limão e você vai aprender a fazer ricota, então cuidado!
Prove para sal e pimenta e adicione o manjericão, misture com a pasta quente depois de escorrer toda a água e sirva em seguida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s