A salada de pimentão com tomate da minha vó

F977BD84-3B80-4643-BE31-55B51FC26088

Minha avó morreu há 20 anos, então eu não lembro de quase nada. Tenho uma memória distante do quarto grande com um espelho que ia do chão ao teto, do degrau entre a sala de estar e a de jantar, que tinha uma mesa enorme para caber todos os filhos e do jardim.
Do jardim eu lembro bem; da sala abria-se uma porta de correr para um oásis verde com aquela piscina azul no centro. Ali, me disseram, minha avó plantava de tudo, inclusive o pimentão verde da sua famosa salada de pimentão com tomate. Uma salada com gosto de defumado dos vegetais assados no fogo, pois minha avó transformava o jardineiro em cozinheiro e pedia para ele improvisar uma grelha pelo jardim mesmo.
Eu não lembro do sabor, quiçá nunca nem cheguei a provar uma feita pelas mãos da Dona Esther, mas assim como o vício por coca cola, baralho e manteiga com pão veio essa salada na herança do gosto. Faço, mesmo antes de me passarem a receita, igual a dela, e prometo: é a melhor salada de pimentão com tomate do Marrocos à Amazônia.

Ingredientes:
3 pimentões vermelhos
3 pimentões verdes
5 tomates maduros
4 dentes de alho
1/2 cebola
Azeite
Vinagre
Sal, cominho, noz moscada e pimenta do reino
1 punhado de coentro

Como fazer:
Na boca do fogão colocar diretamente os pimentões e tomates, um a um, até que a pele fique toda queimada. Isso serve para tirar a casca e dar um gostinho de defumado para o vegetal, a intenção é que eles cozinhem ali, como numa espécie de brasa.
Retire a maior parte da pele queimada e corte os vegetais em tiras finas, todas do mesmo tamanho, retirando as sementes.
Rale 4 dentes de alho e 1/2 cebola e frite no azeite. Quando tiver dourado coloque 1/2 colher de chá, bem rasa, de noz moscada e a mesma quantidade de cominho. Adicione também uma pitada de pimenta do reino e em seguida jogue essa mistura na salada.
Quando esfriar adicione mais azeite, 2 colheres de vinagre, coentro picado e sal a gosto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s