Bolinho de tapioca, jambu, couve, queijo e alho frito

IMG_3948

Eu não sei quem foi a primeira pessoa a misturar tapioca com leite e perceber que essa era uma combinação digna de divindades. Provavelmente alguma moça muito sabida na beira de uma praia do Nordeste, mas a versão moderna desse combo, o dadinho de tapioca, é atribuída ao Rodrigo Oliveira, chef do Esquina Mocotó e do Balaio IMS.

Há um tempo atrás ouvi uma história por aí sobre uma cliente que enquanto comia no Esquina reclamou que comeu um dadinho no Remanso do Bosque, um restaurante em Belém, que havia supostamente roubado a receita. Rodrigo, que além de ser um chef incrível é super humilde, falou que não, que essa combinação não é só dele, faz parte da cultura brasileira.

E isso me fez lembrar da minha versão do dadinho – meu bolinho de tapioca com jambu, couve, alho frito e queijo que vendi na marujada de 2017 na porta de casa. A ideia da couve com jambu peguei de alguém que me falou que a textura dos dois era parecida. O alho frito roubei do Brasil inteiro – onde é que já se viu comida sem refogado de alho? E o queijo derretendo no meio também. Tudo fica melhor com um queijo derretido no meio. Isso é conhecimento básico.

Fico apenas agradecida por ter tanta gente boa falando e fazendo comida, da suposta moça do Nordeste ao Rodrigo. Inspiração é a única coisa que não pode faltar na frente de uma panela. Já a pretensão é bom deixar de lado.

Ingredientes:

1 litro de tapioca

700 ml de leite

7 dentes de alho picados

1/2 maço de jambu

1/2 maço de couve

300 gr de mozzarella ralada

Manteiga e azeite

Sal e pimenta

Óleo para fritar

Como fazer:

Corte o alho em pedaços bem pequenos e frite em duas colheres de manteiga e uma de azeite. Quando o alho estiver dourado adicione a couve picada e reserve.

Para fazer o jambu ferva água em uma panela com sal e deixe o jambu cozinhar por 3 minutos. Depois escorra bem e corte em pedacinhos. Quando estiver frio pode ser misturado ao alho e a couve.

Esquente o leite e misture na tapioca, mexendo bem, a tapioca vai começar a sugar o líquido e ficar mais mole. Adicione o queijo e a mistura de jambu e couve e mexa bem. Adicione sal e pimenta e deixa esfriar por volta de uma hora na geladeira.

Em seguida faça bolinhas do tamanho de uma colher de sopa e reserve em uma forma untada de óleo. O bolinho precisa ser congelado antes de frito – o contraste do óleo quente com o bolinho frio deixa ele dourado e super crocante.

Frite em óleo quente em uma panela mais ou menos funda, e não frite mais de cinco por vez – o óleo esfria bem rápido quando as bolinhas entram.

Sirva! Melhor ainda com um molho de pimenta agridoce. IMG_3947

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s